segunda-feira, 28 de junho de 2010

Influências II - A missão


O clima é de Copa, eu não nego o sangue do meu avô e passo o dia fazendo bolão, analisando jogos e sofrendo horrores entre uma comemoração e outra. Até TPM some! É a magia do futebol que, como diz minha querida amiga potteriana Marcelle Andrade "se você não ama futebol, você não ama nada". Yeah! Só que além de futebol, chocolate e coca-cola, eu não consigo esquecer meu outro vício: o cinema.
Ontem, pra esquecer um pouco as imagens de 22 homens correndo atrás de uma bola, resolvi assistir Planeta 51, animação que perdia a chance de conferir na tela grande. E que maravilha! O visual impecável mistura anos 50/60 com visual futurista e inverte as coisas: ao invés dos ets invadirem a Terra, é um astronauta (vaidoso por demais) que acaba aterrisando num planeta habitado por alienígenas. Confusão na certa. E, como toda produção da terra do Tio Sam, estão lá o nerd, o garoto tímido apaixonado pela amiga bonitona e revolucionária e por aí vai. Mais isso é só um detalhe. O grande barato de Planeta 51 são as influências. Entre uma piada e outra (todas ótimas!), nos deparamos com referências a filmes como 2001: Uma Odisséia no espaço, Dançando na Chuva, ET - O extraterrestre e até ao clássico do terror trash O ataque da mulher de 15 metros. E a citação do meu doce favorito, o Twix? Coração ficou feliz que só vendo.
O detalhe que mais impreciona é que a produção não é filha nem da Pixar, nem da Disney e muito menos da DreamWorks. A responsável é a espanhola Ilion Animations da Espanha, apesar do filme fazer claras referências ao american way of life e a "bondade" dos americanos. Aliás, grandes nomes do cinema made in USA estão por trás dos personagens, tais como Gary Oldman, Jessica Biel e John Kleese.

Bom, hoje é dia de torcer, sofrer um pouquinho e depois discutir o futuro da nação futebolística com os amigos. Mas, entre um jogo e outro, corra até a locadora e pegue Planeta 51. Gol de placa garantido.

Bjus da Bia

Nenhum comentário: