quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como criar um cinéfilo?

Essa história é clássica no grande e engraçado livro da família De França Zasso: minha mãe estava grávida e foi assistir Laranja Mecânica numa versão VHS que até bem pouco tempo ainda habitava a nossa coleção, antes de se perder na mudança. Diz ela que, logo nos primeiros minutos, ela sentiu essa que vos esreve se mexer pela primeira vez dentro da barriga. Coincidência ou não, foi ali que ela se deu conta de que a perpetuação da paixão da família estava garantida. Vinha mais uma cinéfila a caminho.
Nesses tempos de Oscar é inevitável não haver lembranças em pessoas como eu, que cresci rodeada de cinéfilos. Umas das mais complicadas foi em 1997, quando meu avô infartou durante a cerimônia. Foi o ano em que Titanic, de James Cameron levou tudo que tinha pela frente. Por mais que o médico diga que foi a pressão alta, eu ainda acredito que o "sucedido" foi causado por uma emoção cinéfila grave. Afinal, vovô tava torcendo por L.A. - Cidade Proibida, de Curtis Hanson.

Essas e outras histórias me fazem pensar no futuro: e com os meus filhos, como vai ser? Será que eles também vão se mexer ao sentir Kubrick na ela? Vão sofrer baixinho quando o filme preferido perder um prêmio? Ou nada disso, vão levar a vida cmo se o cinema fosse mer enfeite, um passatempo sem compromisso e que merece o mínimo de atenção? Medo, medo, medo.

Talvez eu vire uma mãe chata, correndo atrás de serzinhos que engatinham e que, depois da lição, ensina pra eles como começou a Pixar Animations. Entre uma fralda e outra, o que eu mais quero é que eles sejam felizes. Com ajuda dos filminhos, é claro. Mas por enquanto, é só treino.

Bjus da Bia

2 comentários:

James Pizarro disse...

Dando uma de futurólogo :
como mãe, vais ser uma loba audaz a cuidar da cria.
Beijo

JP

Libriana Voadora disse...

Que biografia de família! Hehehe! =D Taí uma bela tradição! Minha família também é muito chegada no cinema, mas não sei se tanto assim como a tua. E depois... se esse é o tipo de coisa que se aprende com o convívio, não precisa ter medo pelo teus filhos! Ainda mais tendo tu tanta cultura sobre o assunto pra repassar a eles! =D =D Bjss!! Se vier a PoA, me avisa!