quarta-feira, 1 de setembro de 2010


Eu sou o homem solitário de Deus
(Travis Bickle)

Que Taxi Driver, de Martin Scorsese, é um dos mais belos filmes sobre solidão, isso qualquer pessoa com o mínimo de sensibilidade sabe. Mas o que poucos admitem é que estar só nem sempre tem um gosto amargo. Mesmo que o mundo diga o contrário. é indústria do casamento, revistinhas que ensinam simpatias pra arranjar namorado, livros com táticas para fazer um relacionamento durar e lá se vai. E eu te pergunto, pra que tudo isso? Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho? Tá, tá, foi o poetinha, mas quem foi que disse que ele estava certo?
Não, isso não é papo de moça encalhada revoltada com casais apaixonados que juntam os trapinhos. É apenas uma opinião. Gosto da solidão e não sinto medo quando ela toca a campanhia. Abro a porta e convido pra um café. Ela faz bem depois depois de uma discussão, na manhã de ressaca e pra devorar sem interrupções o livro de cabeceira. Foi na solidão que eu peguei gosto por escrever, pois solidão pede rabisco e quando menos se espera a idéia surge.
Solidão não precisa combinar com tristeza, deprê e outras palavrinhas chatas. E quer saber? A solidão é mais necessária ainda quando se está junto. Porque beijar e amar é bom e dividir sonhos é melhor ainda. Mas todo mundo deve ter um encontro marcado com si próprio de vez em quando. Voltamos a Taxi Driver. Imite DeNiro na frente do espelho e discuta o que for preciso. Ou fica quieto mesmo, que assim a gente escuta melhor as respostas que vem de dentro. Daí dá pra rir bem alto, chorar quem sabe, lembrar e esquecer. Afinal, não tem ninguém olhando mesmo.
Depois é só voltar pro calor da multidão completamente renovado(a). Mesmo que a sua multidão seja de uma pessoa só.

Bjus da Bia

Um comentário:

Márcia Pilar disse...

Dona Pitty jáz diz:
"Você pode não entender se às vezes fico pelos cantos.
Um tanto quieta, recolhida."

Sou sou adepta [e defensora] da ideia que sabemos mais da gente quando falamos pra nós mesmos.
É bom ser só, pra dps aprender a dividir.