quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carnaval feliz


Acabou o glitter e o confete. Agora dá pra ligar a TV e vislumbrar coisas mais amenas, tipo previsão do tempo e a prisão do Arruda. Acabou o tempo de ser feliz. Sim,porque o que mais me irrita é ver que todo mundo tem que estar em clima de Uhuuu! quando chega fevereiro. Num calor de lascar, e todo mundo sorrindo. Tá maluco ou perdeu a sensibilidade?
É por essas e por outras que resolvi aproveitar o primeiro dia da festa de Momo assistindo Simplesmente Feliz, filme do diretor Mike Leigh (que conduziu com maestria Segredos e Mentiras e o belíssimo Vera Drake)que, infelizmente, eu não tive a oportunidade de conferir nos cinemas. A produção inglesa conta a história de Poppy, uma garota feliz. Mas feliz mesmo. Ela tem a bicicleta roubada e continua feliz. Tem um instrutor de auto-escola furioso e cheio de manias e continua feliz.Ganha pouco, dá aula para crianças problemáticas e continua feliz. E isso irrita. Acreditem, os primeiros momentos do filme são quase surreais. É felicidade demais pra uma só pessoa, nós pensamos. E desconfiamos que tudo não passa de uma máscara. E tomamos um belo tapa na cara do cinema. Poppy é mesmo feliz, faz parte da sua natureza ver o mundo pelo lado positivo. Não tem recalques, não esconde segredos. Apenas encara a vida de uma maneira animada. E é isso que conquista.
Mesmo com um roteiro bacana, quem brilha é Sally Hawkins, que levou o prêmio no Festival de Berlim por sua atuação. Com um personagem que, na mão de uma atriz medíocre, seria caricato, na pele de Sally torna-se leve, um clima de infância em cada cena, em especial as em que Poppy salta na cama elástica.
Quando os créditos final aparecem, fica a sensação que o mundo precisa de mais Poppys. Ou então, que nós necessitamos de momentos simplismente felizes. Simples assim.



Bjus da Bia

Nenhum comentário: