quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Você vai sentir medo


O terror é um dos meus gêneros preferidos, quem me conhece sabe. E como apreciadora antiga dos sustos na tela, sou o cúumulo da chatice na hora de escolher um filme. Dos últimos lançamentos, praticamente nenhum me animou. São sempre os mesmos clichês e todos carregam um defeito típico do terror jovem: levar-se a sério demais. Tá bom, cinema é coisa séria, mas o tash está aí para provar que nem sempre é preciso pegar pesado para conseguir bons resultados. Um belo exemplar desse feito está na lista dos meus preferidos a quase uma década.
Expresso do horror, de Gene Martin, pseudônimo do espanhol Eugenio Martín ,é uma produção hispano/inglesa sobre uma expedição a Manchúria. Um trem cheio de gente feliz que vê sua paz ameaçada quando um fóssil amaldiçoado ganha vida e passa a matar os passageiros. No elenco, Christopher Lee (Drácula querido!)e Telly Savalas. A trama é boa, os diálogos são espertos e os efeitos especiais são de quinta. Isso mesmo que você leu, de quinta! Para essa geração que nasceu vendo Matrix chega a ser uma piada ver uma espécie de macaco (lembra muito Harry, o protagonista de Um hóspede do barulho) de olhos vermelhos mortais vagando em busca de sua próxima vítima. Conheci o filme nas madrugadas da década de 90, época em que ele foi reprisado algumas centenas de vezes na tv aberta. Nunca passou nos cinemas brasileiros, mas tenho certeza que está na memória de muita gente.
Mas qual o charme sedutor de Expresso do Horror? Simples, é um filme que conta sua história sem se preocupar em ser sério, transformador. É um filme de terror, simples assim. Tem momentos em que podemos sentir os atores se divertindo, tal é o grau de desprendimento com a "arte cinematográfica". Não estamos fazendo uma obra-prima, eles parecem dizer. É apenas um filme.
Confesso que hoje quase choro de rir assistindo ao filme, mas no início sentia um medo danado. Também pudera, minha primeira sessão de Expresso do horror foi aos 7 anos, escondida da mamãe, que criança tinha que dormir cedo no meu tempo. Mas e quem disse que eu dormia? A curiosidade era tamanha que eu aguentava o sono pra ir pra escola no dia seguinte e recuperava na primeira aula de matemática. Um exemplo de menina!
Piadas á parte, sinto saudades desse horror desprentensioso sem deixar de lado uma boa trama. Hoje em dia ou você ganha o rótulo de cult (eca!) ou então resolve avacalhar com tudo como os Todo mundo em pânico da vida. É, os tempos mudam...Mas eu ainda assusto muita gente com um convite pra assistir Expresso do horror. Quem aceitou gostou. E riu por último.
Bjus da Bia

Um comentário:

Scarecrow disse...

Preciso assistir esse filme!