terça-feira, 2 de março de 2010

Quando as meninas amadurecem


Sai do cinema ontem com uma teoria de boteco feminino comprovada: meninas amadurecem, enquanto a maioria dos homens apenas crescem. Fui assistir Educação com aquele friozinho na barriga, tentando não criar grandes espectativas. Afinal, isso costuma acabar em decepção. Mas como a sétima arte nunca me deixa na mão, tive mais uma bela surpresa. Educação, filme dirigido pela talentosa Lone Scherfig (responsável pelo incrível Italiano para principiantes) é a história de uma garota que se vê dividida entre descobrir a vida e seguir a rígida e tradicional educação oferecida pelos pais. E, como sempre, ela é acompanhada por um charmoso homem mais velho. Mas esqueça a síndrome de Lolita. O filme vai além, mostrando a capacidade que nós mulheres temos de descobrir o mundo e aguçar nossa sensibilidade pela simples convivência. Não é fácil ter 16 anos, um corpo cheio de hormônios e uma cabeça cheia de vontades. Tem sempre uma porta no caminho. Trancada. De chave perdida. Ser adolescente é ser dramático, bem-humorado, ácido, romântico. Mais ainda: é descobrir quem se é, aos poucos. A relação do casal central do filme é mostrada com uma elegância típica dos anos 60 (a história se passa em 61) sem exageros ou pieguices.
Educação integra aquela lista de filmes que os votantes do Oscar colocam na lista de indicados apenas como consolação, ao lado do divertido Um homem sério dos irmãos Coen. A chance de levarem a estatueta para casa é miníma, ainda mais com os esquisitinhos azuis de James Cameron na jogada. Mas vale a vitrine: um filme elegante, como poucos feitos atualmente.
Entre o público de ontem, de maioria masculina, percebi alguns homens cabisbaixos na saída da sessão. Talvez estivessem pensando em como é difícil agradar uma garota. Ainda mais em fase de crescimento.

Bjus da Bia

Um comentário:

James Pizarro disse...

Qualquer menina de 16 anos faz gato e sapato de qualquer homem de 60 anos. E sem fazer esforço algum, sem planejar nada. Suas manhas e artimanhas residem no fundo de suas glândulas. São espontâneas e desconcertantes.
Quanto mais cedo um homem reconhecer que a mulher é o sexo forte, que sabe mais, que manda em tudo...menos ele sofrerá.
Beijo

James Pizarro