segunda-feira, 1 de março de 2010

É domingo


Domingo tem Oscar e eu já começo a me preparar psicologicamente. Como cinéfila, sempre tive muito claro na minha cabeça que o Oscar não é o mais importante prêmio, mas a mais importante vitrine para um filme. Conheço gente (cabecinha pequena, né) que corre para assistir um filme quando ele ganha uma estatueta. Pobres ratos de bilheteria, mal sabem que o homenzinho dourado não é garantia de qualidade. Bom, mas vamos seguir a rotina anual de comentar meus queridos, meus odiados e minhas apostas para a premiação de domingo.
Meu coração tem dois favoritos: Preciosa, de Lee Daniels e Guerra ao terror, de Katryn Bigelow. O primeiro, porque é cru, respeitoso, verdadeiro. Em nehnhum momento Daniels apela para a situação da protagonista. Ele apenas nos conta sua história. E isso não é pouco. Assisti Preciosa três vezes e se me convidarem outras irei sem pensar. É um filme intenso, que te põe diante de uma situação que a gente sabe que existe, mas que muitas vezes insiste em fazer de conta que é pura ficção. Pra quem ainda não assistiu, não se prendam aos textos que definem o longa como " a história de uma negra americana acima do peso". Isso é só um detalhe. Preciosa é um filme sobre uma garota. Parece simples, mas passa longe disso.
Já rasguei minha seda para Guerra ao terror em outro post, mas não custa nada repetir a dose. É um filme onde a montagem é a estrela principal e os silêncios falam mais do que qualquer diálogo. Bigelow acertou a mão e, tenho certeza, despertou a inveja do eterno garoto sonhador James Cameron. O ex-marido deve ter passado noites em claro pensando "como é que ela vai concorrer comigo?". É, Cameron...o Oscar tem suas surpresas, mas está na cara que Avatar vai levar os prêmios técnicos. Os alienígenas azuis são de uma perfeição que engana até os olhos mais atentos. Mas, como diria o meu crítico preferido Christian Petermann, o filme de Bigelow tem tutano. E isso não se consegue com tecnologia.

Fim.

Bjus da Bia

Um comentário:

James Pizarro disse...

Vi AVATAR e INVICTUS.
Palpite : AVATAR ganha quase todos os prêmios. E INVICTUS tem chance de ganhar o melhor ator.
Sobre os outros candidatos nada falo porque não vi.
Mas são palpites de um mero expectador. Que não tem a mais longínqua pretensão de chegar a teus pés, minha cinéfila predileta.
Beijo

James Pizarro