terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dois homens e uma ilha


John Boorman sabe o que faz. Percebe-se isso em cada cena dos seus filmes, inclusive no fraco O exorcista 2- O herege. E hoje eu resolvi falar de um dos filmes de guerra que moram no meu coração que tem a direção deste querido americano.

Inferno no pacífico é um filme de guerra sem campo de batalha. Ou pelo menos sem um campo de batalha ao qual nossos olhos estão acostumados. Numa ilha do pacífico, um fuzileiro naval americano e um oficial da marinha japonesa se encontram...e a peleia começa. Poucos diálogos e muitos olhares frios e gestos hábeis. Dois homens lutando por água, um canto, se odiando mesmo distantes dos locais de conflito da Segunda Grande Guerra. No elenco, só dois nomes: Toshiro Mifune e Lee Marvin. Tá bom ou quer mais? Unir o rosto mais sádico do cinema americano com um dos preferidos do mestre Akira Kurosawa (antes da briga feia que os dois tiveram após o filme O barba ruiva)é uma escolha e tanto, que podia resultar numa guerra de egos. Mas o que vemos é um duelo de talento cercado de mar por todos os lados. Há equilíbrio, nenhum dos dois se sobresai, são como um único elemento. Ao longo da trama, isso se torna mais forte e o espectador se prepara para um dos finais mais tocantes do cinema de guerra.

Samuel Fuller já dizia que o cinema é um campo de batalha. Para John Boorman é lugar de tiros de talento.

Bjus da Bia

Um comentário:

Fabricio Fortes disse...

teu blog está bem bacana nesse estilo mais jornalístico. parabéns pela formatura e pelos textos. sei q tens o diferencial tão necessário ao sucesso em tua profissão.
:)